
Fortemente tendo início em sua cultura religiosa, a cidade de Santa Brígida sempre teve sua devoção a Deus exposta para todos que por ali passavam e até hoje passa, mas como todo bom católico a cidade também cultuou alguns santos ou pessoas que por ali passou e com seu comportamento de pessoa santa, para aquele povo que ali nasceu e tudo presenciou, um santo se tornou.
Esse é o caso do Beato Pedro Batista e Madrinha Dodô, para o povo mais velho essas duas pessoas que tanto fez pela cidade é vista como pessoa santa, e esse ensinamento foi passado de pai para filhos, pois todos os mais novos que ali cresceu na cidade tem hoje essa mesma visão.
Mesmo sem sabe qual a verdade origem do Beato Pedro Batista, seu comportamento na cidade podemos admitir que sim foi de um homem santo que pensava em seu povo, e usando sempre a palavra de Deus que está escrita na Bíblia ele levantou uma cidade que ganhou o nome de Santa Brígida.
Querendo sempre preservar a paz e com a cultura do plantio, Santa Brígida foi uma cidade que cresceu da verdadeira reforma agrária, ensinando seu povo a plantar o que come e, ao mesmo tempo dividir o pão, a cidade de Santa Brígida se tornou uma cidade forte com seu próprio povo.
Cidade divida entre beatos e baiano foi uma grande luta juntar os dois povos, pois no curto período de tempo todos nós sabemos que a cidade chegou ter até dois cemitérios, onde era um para os baianos e outros para os beatos, esse mesmo cemitério dos baianos até hoje pode ser visto assim que você entra na cidade localizado do seu lado esquerdo.
Mas passando por tudo isso e conseguindo juntar o povo, o Beato Pedro Batista e a Madrinha Dodô foram pessoas de suma importância para a cultura da cidade, levando para o povo danças folclóricas e também colunarias.
Ainda nos tempos de hoje a cidade cultua a sua cultura como a caminhada de Pedro Batista e Madrinha Dodô, danças e apresentações folclóricas.
留言